terça-feira, 10 de agosto de 2010

Só o Jiu-Jitsu salva

Por Fellipe Thomas

A frase pode parecer até arrogante no mundo do MMA, mas valeu 110% no caso do “Spider” Anderson Silva. Ele estava derrotado, nem no pé conseguiu impor o seu jogo, Sonnen falou muito e fez demais até. Ganhou na “trocação” no 1º round, descobriu uma forma de neutralizar  Anderson com suas quedas e a luta no chão, e até praticou um misto de brincadeira e humilhação estapeando Anderson na cara por diversas vezes. Enfim, Sonnen puxou a torcida pra si, fez sua parte fora e dentro do ringue.


Depois da luta, Anderson quis desvirtuar um pouco seu desempenho com a questão do osso trincado, mas achei que a apresentação pífia, até o 5º round onde ele mostrou outra atitude, foi mais de um fator psicológico do que um fator físico. Não tinha visto ainda, até então, Anderson ser dominado desde o início de uma luta, isso lhe deixou de mãos atadas, sem saber o que fazer, e quando fazia, não surtia o efeito de quando ele tomava a iniciativa em outras lutas e dominava completamente. O próprio escorregão quando ele tentou o chute no Sonnen, foi um retrato de como estava o cenário psicológico de Anderson na luta.

Considerei a vitória sendo de todos,  Anderson por mostrar que sabe se superar em momentos adversos, por estar ainda ligado ao encontrar um vacilo de movimentação do Sonnen quando estes estavam na luta no chão, em pleno cansaço do 5º round, vitória do Sonnen por mostrar que, definitivamente, não há invencíveis no MMA, e do público que acompanhou uma das melhores lutas dos últimos tempos, sem as palhaçadinhas do “Spider”, com um Sonnen, repito, sem se intimidar com um campeão sendo seu oponente.

Cigano

Destaque também pro Cigano, mas que o Nelson o que tem de gordura, tem resistência, ah...isso ele tem. Mas ainda espero um grande oponente pro Cigano pra ele se consolidar, não acho que seja a hora ainda de enfrentar o Lesnar, mas um oponente como Velasquez, seria o suficiente pra ele mostrar para o que veio.

Um comentário:

  1. Tu conseguiu pegar a melhor foto. O momento do triângulo. Anderson passou um perrengue, mas conseguiu se sair vitorioso mais uma vez. Campeões são assim.

    Sobre o Cigano. Gosto muito, mas acho que ainda está longe de tirar o cinturão do Lesnar. O MONSTRO com certeza nocautearia fácil o Nelson, coisa que o Cigano não fez. Velasquez é a última esperança. Se não for ele, só nascendo outro.

    ResponderExcluir