Por João Paulo Biage
A seleção brasileira de basquete masculino foi campeã do Super Four, torneio amistoso preparatório para o Campeonato Mundial da categoria. A competição contou ainda com a presença de Angola, vice-campeã, Venezuela, 3ª colocada e Chile, último.
Para um início de preparação foi ótimo. O Brasil enfrentou adversários bem mais fracos do que os que vai enfrentar no Mundial, mas mostrou uma grande superioridade nas duas partidas. O primeiro desafio foi contra a Venezuela, no sábado (7). O começo não foi muito bom, porém a seleção foi se soltando aos poucos e conseguiu abrir boa vantagem. No final, vitória fácil. 92 x 50. Destaque para Anderson Varejão, Guilherme e Marquinhos. Os três foram os cestinhas da partida, com 13 pontos cada. Na final contra Angola, mais uma vitória fácil. O placar elástico, 89 x 59, valeu o título do torneio e o pontapé inicial para a volta do basquete masculino brasileiro à Olimpíada.
O título nem teve tanta importância. O mais importante foi a atitude apresentada nos jogos. Rúben Magnano pegou uma herança boa do seu antecessor Moncho Monsalve. O espanhol já pregava a 'solidariedade' que Magnano quer na seleção. Nada de arremessos precipitados. Rodar a bola e procurar o companheiro melhor posicionado para o arremesso é um dos trunfos do argentino, que estreou no comando da seleção. O outro é a forte defesa. O Brasil marcou muito bem nos dois jogos. Alternava marcação individual e zona com muita rapidez e sempre pressionava a saída de bola adversária nos últimos 2 minutos de cada quarto.
Claro que ainda falta um pouco de ritmo de jogo. Prova disso é a quantidade elevada de faltas cometidas. Contudo o grupo é muito bom, o único senão é a armação. Marcelinho Huertas é ótimo, mas não tem reservas a altura. De resto, nada preocupa.
Os jogadores têm muita qualidade, o técnico sabe ganhar, adversários principais desfalcados e o aperitivo é dos mais saborosos. Dessa vez o Brasil tem tudo para voltar aos jogos olímpicos em grande estilo.
Agradecimentos
Fica aqui nosso agradecimento a Deborah Souza e Jalila Arabi. Deborah foi a assessora do Super Four e nos convidou a cobrir o evento in loco. Jalila proporcionou o contato entre nós, João Paulo e Fellipe, e Deborah.
Muito Obrigado!
Eeeeeeeeeeee!
ResponderExcluirVocê sabe que você é o cara, néeeee?
Bitocas!