segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Segundo turno que promete

Com o parcial fim do primeiro turno – Atlético -MG, Santos, Botafogo, Cruzeiro e Internacional ainda com jogos por fazer – nada está definido no Campeonato Brasileiro 2009. Pelo menos cinco times brigam pelo título, nove pela Libertadores e sete para não serem rebaixados. Até agora, a maioria das coisas que se pensou antes do fim do primeiro turno foi por água abaixo. Quem imaginou que Avaí e Barueri estariam na parte de cima da tabela? E que o antes lanterna Atlético – PR conseguiria quatro vitórias consecutivas e chegaria a zona da Sul-Americana? Ou que o Sport que disputou a Libertadores deste ano terminaria o primeiro turno com apenas 13 pontos? A frase é batida, é chata de ouvir mas é a maior verdade do futebol. Ele é sim uma caixinha de surpresas. Mesmo assim dá para se fazer alguns prognósticos do Brasileirão passados 50% da competição.


Palmeiras – Um dos candidatos ao título, o Palmeiras ainda não sabe se faturou o simbólico título do primeiro turno pelo fato de o Internacional ainda ter dois jogos por fazer. Se quiser ser campeão tem que voltar a jogar bem. Diego Souza precisa ser mais regular e alguém tem que fazer gols. Abre o olho Muricy.


Goiás – O Esmeraldino está surpreendendo muita gente por aí, mas a mim não. Tem um bom time do meio. O goleiro não é genial, mas é bom, a dupla de laterais é a melhor do Brasil, a meiuca está em perfeita sintonia e o ataque é inquestionável. Onde o Fernandão vai entrar? Bom para Hélio dos Anjos que tem uma ótima dor de cabeça.


Internacional – Pra mim o favorito ao título. Mesmo com dois jogos a menos está no topo da tabela. Tem um ótimo elenco. O time é bom, as peças de reposição também, Taison está voltando a fazer gols, Edu chega com fome de bola, Andrézinho está jogando tudo e se D'alessandro parar de querer ser lutador e voltar a jogar bola não tem pra ninguém, Inter Campeão.


São Paulo – O atual tricampeão engrenou seis vitórias consecutivas e já está no G-4. Ano passado foi do mesmo jeito, começou mal e de repente subiu de produção. Hernanes voltou a jogar e Richarlyson parou de bater. Bom para o São Paulo que subiu de produção.


Atlético – MG – Era líder até cair de produção drasticamente. Perdeu pontos preciosos em casa contra Botafogo e Palmeiras, por exemplo, e vai ter que correr atrás na última metade do campeonato. Tem um time bom, mas ontem provou não ter elenco ao perder por 2x0 para o Corinthians sem seis titulares. Sem elenco fica difícil. Vaga na Libertadores, talvez. Título, não!


Avaí – A maior surpresa do campeonato. Invicto há nove jogos – 7 vitórias e 2 empates – o time catarinense se destaca pelo ótimo poder ofensivo. Eduardo Martini é ótimo goleiro, Muriqui, que despontou no Vasco como uma jóia, está mostrando bom futebol e Wilian, ex-Santos, é matador. Mas o maior destaque positivo foi ter mantido Silas no comando mesmo após uma sequencia de negativa de resultados. No mínimo uma Sul-Americana pro time do Guga.


Grêmio – Precisa vencer fora de casa para poder almejar algo. Venceu em casa o Flamengo com propriedade e mesmo sem 4 titulares goleou. O elenco é forte, falta o detalhe: as vitórias aparecerem fora de casa. Briga por Libertadores.


Corinthians – Perdeu jogadores importantes e ainda não repôs com eficiência. Vai ser figurante no restante do Brasileirão já que tem vaga garantida na Libertadores do ano que vem. Mano Menezes inclusive assumiu que o segundo turno vai servir como treinamentos de luxo para o Timão montar o elenco do ano que vem.


Barueri – Começou muito bem mas vem numa decrescente sem fim. Perdeu o artilheiro Pedrão, o técnico Estevam Soares e muito provavelmente perderá o melhor jogador do campeonato, Fernandinho. Há 4 rodadas estava em quinto, hoje é o nono. Cuidado.


Flamengo – Oscila muito. Não consegue ter uma sequencia de bons resultados, a contra peso também não tem uma sequencia de maus resultados. Está ali, no meio da tabela e me parece não fazer brigar pela tão sonhada vaga na Libertadores. Ainda a tempo: Dizer que Bruno tem que ser convocado para a seleção é um afronto aos bons goleiros brasileiros. Ele é no máximo mediano.


Vitória – Uma tremenda burrice mandar o Carpegiani embora. Erro dos grandes dos diretores rubro-negros. Para amenizar contratou a melhor opção do mercado. Wágner Mancini conhece o grupo e é bom técnico. Mesmo em queda livre aposto na recuperação do Vitória. Sul-Americana.


Santos – Luxemburgo chegou e de nada adiantou. O Santos continua no mesmo marasmo. Ganha uma e perde outra. Sem sequencia não há como querer chegar longe. Emerson chega para ser titular. Só falta alguém para fazer gols. Kleber Pereira não é o mesmo de antes. Sabe-se lá por que...


Atlético – PR – Quatro vitórias consecutivas animaram os torcedores da Arena da Baixada. Paulo Baier está fazendo la o que não fez no Sport: jogando bem. Antônio Lopes ressucitou o time e de questionado passou a ser ídolo. Cuidado delegado, o futebol é assim, quando você menos espera cai de rendimento. É candidato a rebaixar.


Cruzeiro – Até agora não sei porque o Cruzeiro está tão embaixo na tabela. Não é possível que uma ressaca dure tanto tempo. Desde que o time mineiro perdeu a final para o Estudiantes – Arg não engrenou mais. Parece até outro Cruzeiro. Não vai cair mas se não reagir vai ficar eternamente no meio da tabela. É pouco para o time que tem.


Botafogo – Já foi lanterna, mas contratou bem e está em ascenção. Contratou o bom Estevam Soares que pode dar um padrão tático melhor ao Botafogo. Vai ficar por aí mesmo, no meio da tabela, mas não vai cair


Coritiba – Do meio pra frente é um time ótimo. A dupla Paraíba é o ponto forte do time. Pedro Ken está voltando à forma e quando Ariel voltar o time vai melhorar e muito. Ney Franco estreou com uma vitória convincente contra o Fluminense e tem tudo para melhorar ainda mais o retrospecto. Arrumou o time que joga no 4-5-1 agora. Não cai e belisca uma vaga na Sul-Americana.


Santo André – Candidato forte ao rebaixamento. Time fraco, Marcelinho machucado, Nunes não faz mais gols. Complicou pro Ramalhão. Lutará para não cair mas não vai conseguir. Segundona ano que vem.


Náutico – Dentre os que estão no Z-4 é o com mais chances de ficar na Série A ano que vem. A dupla de ataque é boa e só. A questão é: Conseguirão Gilmar e Carlinhos Bala deixar o Náutico na primeira ano que vem?


Fluminense – Time fraquíssimo. Wellington Monteiro é horrível. Nas laterais atuam fantasmas e no gol está a briga pra quem falha mais: Fernando Henrique ou Ricardo Berna? Conca e Kieza são os que salvam no Flu 2009. O resto está afundando o tricolor. 2ª em 2010. Podem anotar.


Sport – Outro time de ressaca. Após a eliminação para o Palmeiras na Libertadores nunca mais foi o mesmo. Péricles Chamusca chegou e ainda não conseguiu vitórias. Terminou o turno com os mesmos 13 pontos que o América-RN em 2007, que fez a pior campanha de um time na era pontos corridos. Candidato fortíssimo ao rebaixamento.

2 comentários:

  1. Excelentes análises!

    Seu Blog tem poucas postagens,
    mas pelo pouco que eu li, posso
    perceber que você tem muito talento
    para fazer comentários esportivos.

    Este seu post tá muito melhor do
    que o de vários outros caras que
    se acham os melhores.

    Parabéns!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Arthur. Espero te ver mais vezes aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir