segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Reabilitação



Reabilitação. Esta é a palavra de ordem da Seleção brasileira de Basquete. Ausente nas últimas três Olimpíadas, o Brasil inicia um novo ciclo Olímpico no próximo dia 26 quando começa a Copa América de Basquete em San Juan, Porto Rico. O Brasil tem grandes chances de conquistar uma das quatro vagas para o Mundial da Turquia em 2010, mas os jogadores querem mais, Eles creem que podem desbancar a favorita Argentina, já que os Estados Unidos não disputam o torneio por serem atuais campeões Olímpicos e terem vaga garantida no Mundial, e faturar o título continental.


Time pra isso o Brasil tem. A base é boa, o quinteto titular também, porém, ainda faltam peças de reposição. Um exemplo disso é que a seleção não tem um reserva especialista na posição 1 (armador). Como Valtinho não foi convocado por opção do técnico Moncho Monsalve, o único armador do time é Marcelinho Huertas. Duda Machado, Alex ou Leandrinho podem ser deslocados da ala para a armação, mas nenhum tem a perícia de Huertas e Valtinho. O garrafão titular brasileiro é o melhor da competição com Tiago Spliter e Anderson Varejão, só que as opções do banco não são tão confiáveis. JP Batista é forte e bom nos rebotes, o que pesa contra é a pouca mobilidade e o baixo rendimento no arremesso. Olivinha não seria nem convocado se Nenê, Rafael Araújo (Baby), Murilo e Paulão estivessem em condições de jogo.


Todas as esperanças de título são depositadas na dupla brasileira da NBA: Leandrinho e Anderson Varejão. Leandrinho é tido como um dos jogadores mais velozes da competição americana e Anderson Varejão foi eleito o melhor jogador do Super Four – torneio amistoso vencido pelo Brasil e realizado no Rio de Janeiro como preparação para a Copa América.


A única dúvida de Moncho é na ala. Marcelinho Machado seria o titular da posição mas se machucou durante os treinamentos e não pode disputar o Super Four. Com isso Alex ganhou espaço e, segundo o próprio técnico, foi o nome do mini torneio. Marcelinho arremessa bem, mas pouco infiltra e marca mal. Já Alex é o melhor marcador da seleção, é rápido e chama a responsabilidade nos momentos difíceis. Eu ficaria com Alex.


Uma coisa é certa: esse é o melhor grupo desde a época de Oscar, Marcel e cia. Não tão bom quanto, mas que pode representar bem nosso país. É fato que essa seleção não alçará voos tão altos como os de épocas passadas, mas uma escala em Londres 2012 deixa de ser um sonho e passa a ser realidade.


Confira a lista de convocados:
Armadores

Marcelinho Huertas - sem clube
Duda - Flamengo

Alas
Leandrinho - Phoenix Suns
Alex Garcia - Universo/BRB
Marcelinho Machado - Flamengo
Guilherme Giovannoni - Virtus Bologna (Itália)
Jonathan Tavernari - BYU (Estados Unidos)
Diego - Pinheiros

Pivôs
Tiago Splitter - Caja Laboral Baskonia (Espanha)
Anderson Varejão - Cleveland Cavaliers
JP Batista - Le Mans (França)
Olivinha - Pinheiros



Time Base:



Um comentário: