De que adianta ser o dono do futebol mais charmoso do Brasil se não ganha um título do Campeonato Brasileiro há nove anos? Essa é a sina do futebol carioca. Só para se ter uma idéia a última vez que um time carioca ganhou o título mais importante do futebol brasileiro o World Trade Center ainda estava de pé; o Brasil era apenas tetracampeão mundial; A Copa Sul-Americana se chamava Copa Mercosul; Lula ainda não era Presidente da República e o Campeonato Brasileiro ainda não era disputados por pontos corridos.
A decadência do 'futebol charmoso' dos times do Rio de Janeiro é tão grande e nítida que o último título do Brasileirão de times cariocas foi conquistado pelo Vasco em 2000, único da atual década, na tão bagunçada Taça João Havelange.
Nos anos 80 os times cariocas dominavam o cenário nacional. Dos dez títulos disputados na década, o futebol do Rio faturou cinco (três com o Flamengo, um com o Fluminense e um com o Vasco). Já nos anos 90 o número diminuiu para três (Flamengo, Botafogo e Vasco).
Para piorar a situação, segundo o matemático Tristão Garcia, nem Flamengo, Fluminense e Botafogo tem mais chances de faturar o título deste ano. O Fluminense, aliás, é o time com a maior probabilidade de ser rebaixado para a série B, campeonato que abriga o Vasco de 2009.
Tudo bem que a dupla Fla Flu conseguiu, cada uma, um título da Copa do Brasil nos últimos anos o que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque a Copa do Brasil é um campeonato a nível nacional, disputado por times de todos os estados brasileiros e com classificação para a Taça Libertadores da América para o Campeão. Ruim porque significa que o time não foi bem na edição anterior do Brasileirão, já que os quatro primeiros se classificam para o campeonato mais importante do continente e não disputam a Copa do Brasil.
As perspectivas para as agremiações cariocas não são boas. Atolados em dívidas, os clubes não conseguem montar bons elencos há anos. Um ou outro conseguem beliscar a Libertadores, fato esporádico nos últimos tempos. A verdade é que Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco têm que parar de achar que nome ganha jogo. Devem trabalhar duro para montar times fortes e capazes de reviverem aqueles tempos históricos e gloriosos. Isso porque elas, a história e a glória, não ganham títulos e sim homenagens.
Falou, tá falado!
ResponderExcluirProva maior da credibilidade do futebol carioca é, Fluminense que subiu da terceira pra primeira divisão, a ida do Botafogo para a segunda e desta vez o Vasco. Acho q não precisava, sinceramente, isso ter acontecido pra revigorar as forças do futebol carioca, mas já que é assim que eles querem... toda culpa dessa palhaçada é dos cartolas, e como bom vascaíno, dou graças a Deus por ter tirado de nossas vidas o homem mais bandido que já conheci, Mr. Eurico Miranda. Mas, com fé a gente chega lá e tudo vai se resolvendo. bela postagem, bela abordagem... na verdade, pra ver o flamerda na segunda, na terceira eu me contento, sem sombra de dúvidas com o o nível ridículo do futebol carioca, essa é a grande realidade! hahaha!
vc e ridiculo so ve as coisas ruins vc devia analisar tb as coisas boas por exemplo o vascoq antes era ggovernado em um regime totalitarista hoje e um exemplo de democracia tem um otimo tecnico esta tentando pagar as sua dividas e a torcida e um show a parte eu nao sei os outros times cariocas mais asua visao sobre o vasco esta ultrapasada.
ResponderExcluirOlha Anderson... Acho que o foco não era esse. Tentei focar no atual momento do futebol carioca. Os problemas encarados pelos clubes e o tempo que não fatura o mais importante título brasileiro. Li em uma reportagem há algum tempo que o Roberto Dinamite dizia que o Vasco só voltaria a disputar o título do Brasileirão em 2011.
ResponderExcluirMas muito obrigado pela crítica e pelo comentário.
abraço
Por isso eu sou mais o meu Cruzeiro Esporte Clube o melhor do Brasil, o que tem uma triplice coroa, qual time carioca tem uma triplice coroa????
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse lance do charme, já era. Virou rótulo que a Globo ainda insiste em usar pra "vender" o Campeonato Carioca. A verdade é que no Rio se encontram os piores modelos de gestão esportiva do Brasil, e isso já ocorre a décadas...os clubes todos falidos, cheios de dívidas, sustentados por dirigentes sem o menor senso de responsabilidade com a administração...houve um tempo em que deu pra se sustentar com tanta bagunça, hoje em dia, não dá mais, ou muda ou acaba.
ResponderExcluirA minha aposta?
Acho que até 2011, se o Vasco mantiver as coisas boas e arrancar os vícios de anos de euriquismo, seremos de novo, vanguarda técnica dentro e fora do campo de jogo. Falar em título, é difícil, mas que voltaremos a ser competitivos, não tenho dúvidas.
Parabéns pelo Blog, Mais flando do Vasco, o vasco esta vindo de uma pessima administração, e em breve estara brigano pelo titulos, o fluminense deveria manda embora a unimerd, que esta destruindo o club, achando que manda em tudo, por causa do dinheiro que coloca,e o flamengo e uma bagunça, nem eu intendo, o botafogo ja caiu uma vez e continua com sua pessima administração, dificilmente vai briga por alguma coisa esses anos, no maximo o carioca.
ResponderExcluirrick NetVasco!!!