Com o parcial fim do primeiro turno – Atlético -MG, Santos, Botafogo, Cruzeiro e Internacional ainda com jogos por fazer – nada está definido no Campeonato Brasileiro 2009. Pelo menos cinco times brigam pelo título, nove pela Libertadores e sete para não serem rebaixados. Até agora, a maioria das coisas que se pensou antes do fim do primeiro turno foi por água abaixo. Quem imaginou que Avaí e Barueri estariam na parte de cima da tabela? E que o antes lanterna Atlético – PR conseguiria quatro vitórias consecutivas e chegaria a zona da Sul-Americana? Ou que o Sport que disputou a Libertadores deste ano terminaria o primeiro turno com apenas 13 pontos? A frase é batida, é chata de ouvir mas é a maior verdade do futebol. Ele é sim uma caixinha de surpresas. Mesmo assim dá para se fazer alguns prognósticos do Brasileirão passados 50% da competição.
Palmeiras – Um dos candidatos ao título, o Palmeiras ainda não sabe se faturou o simbólico título do primeiro turno pelo fato de o Internacional ainda ter dois jogos por fazer. Se quiser ser campeão tem que voltar a jogar bem. Diego Souza precisa ser mais regular e alguém tem que fazer gols. Abre o olho Muricy.
Goiás – O Esmeraldino está surpreendendo muita gente por aí, mas a mim não. Tem um bom time do meio. O goleiro não é genial, mas é bom, a dupla de laterais é a melhor do Brasil, a meiuca está em perfeita sintonia e o ataque é inquestionável. Onde o Fernandão vai entrar? Bom para Hélio dos Anjos que tem uma ótima dor de cabeça.
Internacional – Pra mim o favorito ao título. Mesmo com dois jogos a menos está no topo da tabela. Tem um ótimo elenco. O time é bom, as peças de reposição também, Taison está voltando a fazer gols, Edu chega com fome de bola, Andrézinho está jogando tudo e se D'alessandro parar de querer ser lutador e voltar a jogar bola não tem pra ninguém, Inter Campeão.
São Paulo – O atual tricampeão engrenou seis vitórias consecutivas e já está no G-4. Ano passado foi do mesmo jeito, começou mal e de repente subiu de produção. Hernanes voltou a jogar e Richarlyson parou de bater. Bom para o São Paulo que subiu de produção.
Atlético – MG – Era líder até cair de produção drasticamente. Perdeu pontos preciosos em casa contra Botafogo e Palmeiras, por exemplo, e vai ter que correr atrás na última metade do campeonato. Tem um time bom, mas ontem provou não ter elenco ao perder por 2x0 para o Corinthians sem seis titulares. Sem elenco fica difícil. Vaga na Libertadores, talvez. Título, não!
Avaí – A maior surpresa do campeonato. Invicto há nove jogos – 7 vitórias e 2 empates – o time catarinense se destaca pelo ótimo poder ofensivo. Eduardo Martini é ótimo goleiro, Muriqui, que despontou no Vasco como uma jóia, está mostrando bom futebol e Wilian, ex-Santos, é matador. Mas o maior destaque positivo foi ter mantido Silas no comando mesmo após uma sequencia de negativa de resultados. No mínimo uma Sul-Americana pro time do Guga.
Grêmio – Precisa vencer fora de casa para poder almejar algo. Venceu em casa o Flamengo com propriedade e mesmo sem 4 titulares goleou. O elenco é forte, falta o detalhe: as vitórias aparecerem fora de casa. Briga por Libertadores.
Corinthians – Perdeu jogadores importantes e ainda não repôs com eficiência. Vai ser figurante no restante do Brasileirão já que tem vaga garantida na Libertadores do ano que vem. Mano Menezes inclusive assumiu que o segundo turno vai servir como treinamentos de luxo para o Timão montar o elenco do ano que vem.
Barueri – Começou muito bem mas vem numa decrescente sem fim. Perdeu o artilheiro Pedrão, o técnico Estevam Soares e muito provavelmente perderá o melhor jogador do campeonato, Fernandinho. Há 4 rodadas estava em quinto, hoje é o nono. Cuidado.
Flamengo – Oscila muito. Não consegue ter uma sequencia de bons resultados, a contra peso também não tem uma sequencia de maus resultados. Está ali, no meio da tabela e me parece não fazer brigar pela tão sonhada vaga na Libertadores. Ainda a tempo: Dizer que Bruno tem que ser convocado para a seleção é um afronto aos bons goleiros brasileiros. Ele é no máximo mediano.
Vitória – Uma tremenda burrice mandar o Carpegiani embora. Erro dos grandes dos diretores rubro-negros. Para amenizar contratou a melhor opção do mercado. Wágner Mancini conhece o grupo e é bom técnico. Mesmo em queda livre aposto na recuperação do Vitória. Sul-Americana.
Santos – Luxemburgo chegou e de nada adiantou. O Santos continua no mesmo marasmo. Ganha uma e perde outra. Sem sequencia não há como querer chegar longe. Emerson chega para ser titular. Só falta alguém para fazer gols. Kleber Pereira não é o mesmo de antes. Sabe-se lá por que...
Atlético – PR – Quatro vitórias consecutivas animaram os torcedores da Arena da Baixada. Paulo Baier está fazendo la o que não fez no Sport: jogando bem. Antônio Lopes ressucitou o time e de questionado passou a ser ídolo. Cuidado delegado, o futebol é assim, quando você menos espera cai de rendimento. É candidato a rebaixar.
Cruzeiro – Até agora não sei porque o Cruzeiro está tão embaixo na tabela. Não é possível que uma ressaca dure tanto tempo. Desde que o time mineiro perdeu a final para o Estudiantes – Arg não engrenou mais. Parece até outro Cruzeiro. Não vai cair mas se não reagir vai ficar eternamente no meio da tabela. É pouco para o time que tem.
Botafogo – Já foi lanterna, mas contratou bem e está em ascenção. Contratou o bom Estevam Soares que pode dar um padrão tático melhor ao Botafogo. Vai ficar por aí mesmo, no meio da tabela, mas não vai cair
Coritiba – Do meio pra frente é um time ótimo. A dupla Paraíba é o ponto forte do time. Pedro Ken está voltando à forma e quando Ariel voltar o time vai melhorar e muito. Ney Franco estreou com uma vitória convincente contra o Fluminense e tem tudo para melhorar ainda mais o retrospecto. Arrumou o time que joga no 4-5-1 agora. Não cai e belisca uma vaga na Sul-Americana.
Santo André – Candidato forte ao rebaixamento. Time fraco, Marcelinho machucado, Nunes não faz mais gols. Complicou pro Ramalhão. Lutará para não cair mas não vai conseguir. Segundona ano que vem.
Náutico – Dentre os que estão no Z-4 é o com mais chances de ficar na Série A ano que vem. A dupla de ataque é boa e só. A questão é: Conseguirão Gilmar e Carlinhos Bala deixar o Náutico na primeira ano que vem?
Fluminense – Time fraquíssimo. Wellington Monteiro é horrível. Nas laterais atuam fantasmas e no gol está a briga pra quem falha mais: Fernando Henrique ou Ricardo Berna? Conca e Kieza são os que salvam no Flu 2009. O resto está afundando o tricolor. 2ª em 2010. Podem anotar.
Sport – Outro time de ressaca. Após a eliminação para o Palmeiras na Libertadores nunca mais foi o mesmo. Péricles Chamusca chegou e ainda não conseguiu vitórias. Terminou o turno com os mesmos 13 pontos que o América-RN em 2007, que fez a pior campanha de um time na era pontos corridos. Candidato fortíssimo ao rebaixamento.