Por Fellipe Thomas
As contratações dos dois “magos”, Valdívia e Maicossuel, por Palmeiras e Botafogo, respectivamente, mostrou o cenário de carência que vivem hoje ambas as equipes. Carência de um ídolo em campo, um cara campeão, que chegue representando bem a equipe.
As contratações dos dois “magos”, Valdívia e Maicossuel, por Palmeiras e Botafogo, respectivamente, mostrou o cenário de carência que vivem hoje ambas as equipes. Carência de um ídolo em campo, um cara campeão, que chegue representando bem a equipe.
Pelo lado do Palmeiras, o último grande ídolo da equipe, foi o treinador Felipão, tamanha falta de jogadores que a torcida possa creditar esse status. Edmundo nos anos 2000 não foi nem sombra do Edmundo dos anos 90, antes que alguém lembre do animal. A torcida pode até considerar Kléber e Valdívia ídolos, como considerou o Diego Souza, entre outros. Mas só disposição em campo é suficiente? Provocar o adversário, como o Valdívia fez na semi-final do Paulistão de 2008 contra o SP, ou num jogo contra o Corinthians em que ele comemorou um gol fazendo sinal de choro, também é o suficiente? E os títulos de peso, no qual as Acadêmias do Palmeiras cansaram de vencer, e também as super-equipes da Parmalat de 93 a 99, onde até Galeano, justamente, tinha sua reverência? Isso não importa?
Já no Botafogo me irrita muito a atitude medíocre da sua diretoria em tudo ter que fazer festa. Se o Loco Abreu foi pra copa, é motivo de festa e de fazer uma camisa. Se o Jefferson foi convocado, é motivo de festa e de fazer uma camisa, se o Maicossuel voltou, é motivo de festa e fazer camisa, se o Fahel fizer um gol de placa num momento único de lucidez, é motivo de festa e de fazer, quem sabe até, uma estátua pro medíocre jogador (só tomei como exemplo, claro que é muito difícil de acontecer). Claro que tem que festejar, não condeno isso, desde a Copa de 98 o Botafogo não coloca um jogador na seleção, e estamos falando de um clube que, tradicionalmente, presta muitos serviços pra seleção. Então que se ponha nessa posição de equipe grande, uma convocação é ótima, comemorem, beleza, valeu, mas só! Não precisam fazer o maior auê do mundo com isso, enquanto o time perambula na zona do rebaixamento. Sobre o Maicossuel, o mesmo vale sobre o que eu escrevi dos “ídolos” do Palmeiras. O que Maicossuel fez, além de deixar o Juan puto num jogo decisivo contra o Flamengo, coisa que todo mundo consegue já que o Juan é uma Maria Xiliquenta, pela camisa do Botafogo? Nada, não é mesmo?
Então, torcedores, muita calma nessa hora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário