Depois de 17 semanas e 16 jogos para cada equipe, chegou ao fim a temporada regular da NFL. Hoje e amanhã acontecem as partidas de Wild Card que dão o pontapé na pós temporada da National Futebol League. Em ambos os dias a rodada é dupla. No sábado Seatlle Seahawks e New Orleans Saints se enfrentam em Seattle. A segunda partida do dia é em Indianápolis entre Colts, donos da casa, e New York Jets.
O Dividida FC analisa as partidas, o favorito e os principais confrontos dos jogos deste final de semana. Comecemos pelas partidas de hoje.
Atual campeão do Super Bowl, o New Orleans Saints entra na partida como franco favorito. Apesar de ter perdido dois de seus principais jogadores de ataque, os RBs Chris Ivory e Pierre Thomas, o Saints deve ter vida fácil no jogo. Drew Brees comanda muito bem o ataque aéreo do time apoiado nos recebedores Marques Colston, Devery Henderson e do velocista Reggie Bush, que, com as baixas, terá a responsabilidade e oportunidade de mostrar a que veio.
A defesa de New Orleans é muito forte e experiente. Conduzidos principalmente por Roman Harper e Jonathan Vilma, o sistema defensivo promete ajudar bastante o ataque não só evitando pontos, como também forçando turnovers. Harper e Tracy Porter são especialistas em interceptações e enfrentam o inconstante Matt Hasselbeck.
Pelo lado do Seahawks a cofiança é no jogo terrestre do time, guiados por Marshawn Lynch e Justin Forsett. Contudo o time é desacreditado por 90% dos leitores do NFL.com. Isso se dá pelo fato do time ter terminado a temporada regular com recorde negativo (mais derrotas que vitórias). A defesa deposita suas esperanças no novato Earl Thomas e na forte linha defensiva.
Principais duelos:
Drew Brees x Earl Thomas
Matt Hasselbeck x Secundária do Saints
Marshawn Lynch e Justin Forsett x Linha defensiva do Saints
Palpite: New Orleans Saints
-----------------------------------
Indianapolis Colts x New York Jets
O duelo reprisa a final da AFC do ano passado quando o time comandado por Peyton Manning levou a melhor sobre a equipe de Nova Iorque. O Indianapolis terminou a temporada com 10 vitórias e 6 derrotas, tem pior campanha que o Jets (11-5) e só leva a vantagem de jogar a partida em casa pois foi o campeão da AFC South enquanto os Jets conseguiram a vaga pelo Wild Card.
O Colts tem Peyton Manning no comando de ataque, porém tem muitas baixas ofensivas atrapalhando o time. Dallas Clark e Austin Collie, principais recebedores do time estão lesionados e não jogam mais na temporada. Com isso os principais alvos de Manning devem ser Reggie Wayne, Jacob Tamme e Pierre Garçon. O ataque terrestre do time não funciona há anos, esse ano é o 3º pior da liga, e o jogo unidimensional pode atrapalhar a equipe. Defensivamente o Colts é muito forte. Principalmente o front 7 (linha defensiva). Robert Mathis e Dwight Freeney são os maiores sacadores da liga nos últimos 3 anos e vão pertubar o segundo anista Mark Sanchez.
Já os Jets contam com sua forte defesa para ganhar a partida. Darrelle Revis e Antonio Cromartie formam a melhor dupla de CB da NFL. Somado a isso ao maior número de interceptações lançadas por Manning desde o ano de sua estréia, turnovers do Colts serão quase inevitáveis. No ataque o time conta com o bom jogo terrestre de LaDanian Tomlinson e Shonn Greene para não sobrecarregar Mark Sanches, que é um grande talento, mas quando pressionado, afina.
Principais duelos:
Freeney e Mathis x Mark Sanches
Garçon e Wayne x Revis e Cromartie
Tomlinson e Greene x front 7 do Colts