sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Análise da 20ª rodada

Vitória 2 x 1 Atlético-PR


Marcará a recuperação do Vitória e a queda do Atlético? Em parte sim. O Vitória terá paz para trabalhar e as revelações de todos os anos começam a aparecer. Esse ano são o atacante Neto Berola e o meia William. Bons jogadores que colocarão o Vitória na Sul-Americana.

Já o rubro-negro paranaense não vai despencar não. Mostrou nas últimas rodadas que as vitórias seguidas não são por acaso. Antônio Lopes e Paulo Baier vão deixar o Furacão na Série A sem muitas dificuldades.


Botafogo 1 x 2 Santo André


Resultado bom para o Santo André que deixou a zona de rebaixamento. Como é bom esse Junior Dutra, ein?! Desde o Campeonato Paulista vem mostrando bom futebol. Esteve machucado e está voltando aos poucos. Quarta-feira ele deu um nó na péssima defesa do Botafogo e a vitória pro Ramalhão.

Ruim para o Botafogo que caiu duas posições e está no Z-4. Lucio Flávio jogou mal e o time sentiu falta de Victor Simões. Se eu fosse o Estevam, colocaria o Botafogo no 4-3-3 com dois laterais mais defensivos. Ninguem defende nas laterais alvinegras. Assim fica difícil


Santos 1 x 0 Grêmio


Que jogo ruim! A cabeçada do jovem e bom Paulo Henrique Ganso salvou o Santos que não jogou bem. Kleber Pereira não faz mais gol. É impressionante a irregularidade dele. Tomara que o Santos não se desfaça do Ganso numa possível troca com Vágner Love. O garoto da base é menos badalado, mas funciona mais que Neymar.

O Grêmio segue sua sina de derrotas e empates fora de casa. Dez jogos fora de casa no Brasileiro e nenhuma vitória. Faltou ambição a Paulo Autuori. Jogou fechado, não mudou quando o time mais precisava e viu o destemperado Rafael Marques ser expulso e conter uma possível reação tricolor.


Barueri 2 x 1 Sport


Não vi o jogo, nem li muitos comentários sobre. O Barueri se recupera da péssima campanha do fim do primeiro turno e o Sport vai se consolidando como o pior time do campeonato. São só três vitórias em vinte partidas disputadas. Irá o Sport conseguir os 32 pontos necessários para não rebaixar? Eu acredito que não. E você?


Coritiba 1 x 0 Palmeiras


Se tem uma coisa que me deixa chateado é erro de arbitragem. O Palmeiras foi muito prejudicado contra o Coritiba. Em um pênalti inexistente Marcelinho Paraíba deu a vitória ao Coritiba que está num ótimo princípio de reação. Armero não só não encostou em Marcos Aurélio, como também passou longe do atacante do Coxa. Cabe ao Palmeiras reagir e mostrar que tem time pra ser campeão. Muricy chegou com pompa, pegou um time na liderança e não conseguiu mostrar nada ainda. O time já está há três partidas sem vitória. Desse jeito complica, Muricy. Daqui a pouco o torcedor do Porco vai gritar “Jorginhooo” no estádio.


Inter 1 x 2 Corinthians


Mais uma ajudinha da arbitragem que influenciou no resultado de um jogo nessa rodada. Ambos os gols corinthianos foram irregulares. No primeiro Chicão estava quase um metro impedido e Hilton Moutinho não viu. O impedimento de Jorge Henrique foi mais discreto, 42 cm, que não tira a falha do outro auxiliar Dibert Pedrosa. Autal sexto colocado, o Corinthians encara o Botafogo e tem tudo para melhorar ainda mais sua posição. Ao Inter resta lembrar que ainda lhe restam dois jogos a mais que os outros concorrentes ao título. Se fizer os seis pontos, e tudo continuar como está, vira líder.


São Paulo 1 x 0 Fluminense


Eu não encontro solução para o Fluminense. O time é muito ruim. E não adianta o Branco ralar pra querer encontrar a solução no mercado porque o problema não é em uma só posição ou setor. O time todo é fraco. Defesa, meio campo e ataque são fraquíssimos. Renato Gaúcho repete o discurso que fez no Vasco ano passado. Mas só lembrando, o time foi rebaixado. Espero que ele não faça de novo uma promessa maluca (em 1997 quando o Flu foi rebaixado e ele era o técnico, prometeu que correria pelado no Rio de Janeiro) para não cumprir. Até porque o destino do tricolor está traçado: Segundona! Enquanto isso o São Paulo reage e já é o vice-líder. Não vejo o São Paulo Campeão desse ano. Mas uma vaguinha na Libertadores pode acontecer


Náutico 2 x 0 Goiás


Era a chance do Goiás ser o líder do Brasileirão e... jogou fora. Claro que o Náutico jogou bem, mas o Goiás tem mais time. O resultado não livrou o Timbu da zona de rebaixamento e deu um ânimo novo ao time de Geninho. Segunda vitória consecutiva e maior padrão tático para o Náutico.


Flamengo 1 x 2 Cruzeiro


Flamengo e Cruzeiro fizeram um jogo movimentado. O primeiro tempo foi do Flamengo que fez seu gol através de Emerson. Mas o segundo tempo foi todo do Cruzeiro. O Fla se perdeu depois do primeiro gol mineiro, de Diogo Renan, e não conseguiu mais jogar. Fabrício fechou o placar em falha do goleiro Bruno que erra em quase todos os jogos. Cruzeiro reagindo, Flamengo afundando. O antes endeusado Andrade foi vaiado ontem ou tirar Emerson para colocar Maxi. Acontece. O futebol é uma montanha russa: quando se menos espera você cai.


Atlético-MG 2 x 2 Avaí


Foi o inverso do jogo do primeiro turno. O Atlético abriu 2x0 e o Avaí empatou. Já são dez jogos seguidos sem derrota do time de Silas, sete vitórias e três empates. O Galo tropeçou novamente e vai ficando com o título de cavalo paraguaio do ano. Eu não acredito. Libertadores para o Atlético e quem sabe sobre uma vaga para o bom time do Avaí. Ainda em tempo, como joga bem esse Muriqui. Geninho estava certo quando o lançou no Vasco

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

As novidades de sempre


O técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga, convocou hoje 22 jogadores para as partidas contra Argentina e Chile pelas Eliminatórias para a Copa de 2010, na África do Sul. Os nomes são praticamente os mesmos de sempre. Alguns inquestionáveis, outros nem tanto.


Julio Cesar, Maicon, Daniel Alves, Lúcio, Juan, Luisão, Kaka e Luis Fabiano são quase unanimes entre os brasileiros. Um ou outro os contesta. Pra mim são os melhores brasileiros em suas respectivas posições. Mas Dunga tem a mania de dar chances sem fim a quem não corresponde nada, tanto nas seleções como em seus times.


Caso de Elano que saiu do Manchester City com o status de reserva e jogador problema. Josué e Gilberto Silva estão presente em todas as convocações, mas passam longe da aprovação da população brasileira. Robinho então... Nem parece ser mais o mesmo. Não está jogando nada na Seleção nem no Manchester City.


Mas dessa vez Dunga chamou dois jogadores que não estavam presentes nas últimas listas, mas são figurinhas carimbadas com a camisa amarelinha: Adriano e Lucas. Não que esses dois não estejam merecendo uma vaga (Adriano é o artilheiro do Campeonato Brasileiro e Lucas foi escolhido pelo técnico Rafa Benitez como o melhor jogador da pré-temporada dos Reds), é que as novidades são sempre as mesmas. Porque não convocar Denilson do Arsenal, ou Marcelo do Real Madrid, ou Réver do Grêmio ou Michel Bastos do Lyon?


É complicado, mas compreensível. O Brasil têm tantos talentos no futebol que pra convocar todos os jogadores que merecem uma chance, devia haver, pelo menos, cinco Seleções Brasileiras de Futebol.


Veja a lista completa:

Goleiros: Júlio César (Inter de Milão) e Victor (Grêmio);
Laterais: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), André Santos (Fenerbahce) e Filipe Luis (Deportivo La Coruña);
Zagueiros: Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica) e Miranda (São Paulo);
Volantes: Gilberto Silva (Panathinaikos), Josué (Wolfsburg), Felipe Melo (Juventus) e Lucas (Liverpool);
Meias: Elano (Galatasaray), Ramires (Benfica), Kaká (Real Madrid) e Julio Baptista (Roma);
Atacantes: Robinho (Manchester City), Luís Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal) e Adriano (Flamengo).

Usain 'Lenda' Bolt


Fantásitico, genial, sensacioal, único... Não existem palavras para descrever esse mito do esporte. Usain Bolt pulverizou seu prórpio recorde mundial na prova dos 200m hoje (20 de agosto), em Berlim, no Mundial de Atletismo. Com atuação perfeita, Bolt fechou a prova em 19s19, impressionando a todos que o assistiam.


Lauter Nogueira, comentarista do canal Sportv, e Michael Johnson, que possuia o recorde mundial dos 200m rasos antes da última Olímpiada, não acreditavam que o jamaicano conseguiria tal façanha. Mas ele provou ser o mais veloz de todos os tempos.


Antes da prova o carismático Bolt fez uma homenagem ao público alemão ao escrever em sua camisa “Eu sou Belino (mascote do mundial)”. Mas depois da prova, o prepotente Bolt disse que todos têm limites, mas que não conhece os seus. Ele pode...


É o homem mais rápido do mundo. O único a conseguir a medalha de ouro nos 100m e 200m da Olimpíada e do Mundial consecutivamente. O único a fazer 100m em 9s58 e 200m em 19s19. O único a fazer os descendentes de Hitler torcerem e vibrarem ao ver um negro no alto do pódio. Mas o Bolt... nem o ditador deixaria de aplaudir.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Charme não ganha nada no futebol


De que adianta ser o dono do futebol mais charmoso do Brasil se não ganha um título do Campeonato Brasileiro há nove anos? Essa é a sina do futebol carioca. Só para se ter uma idéia a última vez que um time carioca ganhou o título mais importante do futebol brasileiro o World Trade Center ainda estava de pé; o Brasil era apenas tetracampeão mundial; A Copa Sul-Americana se chamava Copa Mercosul; Lula ainda não era Presidente da República e o Campeonato Brasileiro ainda não era disputados por pontos corridos.


A decadência do 'futebol charmoso' dos times do Rio de Janeiro é tão grande e nítida que o último título do Brasileirão de times cariocas foi conquistado pelo Vasco em 2000, único da atual década, na tão bagunçada Taça João Havelange.


Nos anos 80 os times cariocas dominavam o cenário nacional. Dos dez títulos disputados na década, o futebol do Rio faturou cinco (três com o Flamengo, um com o Fluminense e um com o Vasco). Já nos anos 90 o número diminuiu para três (Flamengo, Botafogo e Vasco).


Para piorar a situação, segundo o matemático Tristão Garcia, nem Flamengo, Fluminense e Botafogo tem mais chances de faturar o título deste ano. O Fluminense, aliás, é o time com a maior probabilidade de ser rebaixado para a série B, campeonato que abriga o Vasco de 2009.


Tudo bem que a dupla Fla Flu conseguiu, cada uma, um título da Copa do Brasil nos últimos anos o que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque a Copa do Brasil é um campeonato a nível nacional, disputado por times de todos os estados brasileiros e com classificação para a Taça Libertadores da América para o Campeão. Ruim porque significa que o time não foi bem na edição anterior do Brasileirão, já que os quatro primeiros se classificam para o campeonato mais importante do continente e não disputam a Copa do Brasil.


As perspectivas para as agremiações cariocas não são boas. Atolados em dívidas, os clubes não conseguem montar bons elencos há anos. Um ou outro conseguem beliscar a Libertadores, fato esporádico nos últimos tempos. A verdade é que Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco têm que parar de achar que nome ganha jogo. Devem trabalhar duro para montar times fortes e capazes de reviverem aqueles tempos históricos e gloriosos. Isso porque elas, a história e a glória, não ganham títulos e sim homenagens.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Segundo turno que promete

Com o parcial fim do primeiro turno – Atlético -MG, Santos, Botafogo, Cruzeiro e Internacional ainda com jogos por fazer – nada está definido no Campeonato Brasileiro 2009. Pelo menos cinco times brigam pelo título, nove pela Libertadores e sete para não serem rebaixados. Até agora, a maioria das coisas que se pensou antes do fim do primeiro turno foi por água abaixo. Quem imaginou que Avaí e Barueri estariam na parte de cima da tabela? E que o antes lanterna Atlético – PR conseguiria quatro vitórias consecutivas e chegaria a zona da Sul-Americana? Ou que o Sport que disputou a Libertadores deste ano terminaria o primeiro turno com apenas 13 pontos? A frase é batida, é chata de ouvir mas é a maior verdade do futebol. Ele é sim uma caixinha de surpresas. Mesmo assim dá para se fazer alguns prognósticos do Brasileirão passados 50% da competição.


Palmeiras – Um dos candidatos ao título, o Palmeiras ainda não sabe se faturou o simbólico título do primeiro turno pelo fato de o Internacional ainda ter dois jogos por fazer. Se quiser ser campeão tem que voltar a jogar bem. Diego Souza precisa ser mais regular e alguém tem que fazer gols. Abre o olho Muricy.


Goiás – O Esmeraldino está surpreendendo muita gente por aí, mas a mim não. Tem um bom time do meio. O goleiro não é genial, mas é bom, a dupla de laterais é a melhor do Brasil, a meiuca está em perfeita sintonia e o ataque é inquestionável. Onde o Fernandão vai entrar? Bom para Hélio dos Anjos que tem uma ótima dor de cabeça.


Internacional – Pra mim o favorito ao título. Mesmo com dois jogos a menos está no topo da tabela. Tem um ótimo elenco. O time é bom, as peças de reposição também, Taison está voltando a fazer gols, Edu chega com fome de bola, Andrézinho está jogando tudo e se D'alessandro parar de querer ser lutador e voltar a jogar bola não tem pra ninguém, Inter Campeão.


São Paulo – O atual tricampeão engrenou seis vitórias consecutivas e já está no G-4. Ano passado foi do mesmo jeito, começou mal e de repente subiu de produção. Hernanes voltou a jogar e Richarlyson parou de bater. Bom para o São Paulo que subiu de produção.


Atlético – MG – Era líder até cair de produção drasticamente. Perdeu pontos preciosos em casa contra Botafogo e Palmeiras, por exemplo, e vai ter que correr atrás na última metade do campeonato. Tem um time bom, mas ontem provou não ter elenco ao perder por 2x0 para o Corinthians sem seis titulares. Sem elenco fica difícil. Vaga na Libertadores, talvez. Título, não!


Avaí – A maior surpresa do campeonato. Invicto há nove jogos – 7 vitórias e 2 empates – o time catarinense se destaca pelo ótimo poder ofensivo. Eduardo Martini é ótimo goleiro, Muriqui, que despontou no Vasco como uma jóia, está mostrando bom futebol e Wilian, ex-Santos, é matador. Mas o maior destaque positivo foi ter mantido Silas no comando mesmo após uma sequencia de negativa de resultados. No mínimo uma Sul-Americana pro time do Guga.


Grêmio – Precisa vencer fora de casa para poder almejar algo. Venceu em casa o Flamengo com propriedade e mesmo sem 4 titulares goleou. O elenco é forte, falta o detalhe: as vitórias aparecerem fora de casa. Briga por Libertadores.


Corinthians – Perdeu jogadores importantes e ainda não repôs com eficiência. Vai ser figurante no restante do Brasileirão já que tem vaga garantida na Libertadores do ano que vem. Mano Menezes inclusive assumiu que o segundo turno vai servir como treinamentos de luxo para o Timão montar o elenco do ano que vem.


Barueri – Começou muito bem mas vem numa decrescente sem fim. Perdeu o artilheiro Pedrão, o técnico Estevam Soares e muito provavelmente perderá o melhor jogador do campeonato, Fernandinho. Há 4 rodadas estava em quinto, hoje é o nono. Cuidado.


Flamengo – Oscila muito. Não consegue ter uma sequencia de bons resultados, a contra peso também não tem uma sequencia de maus resultados. Está ali, no meio da tabela e me parece não fazer brigar pela tão sonhada vaga na Libertadores. Ainda a tempo: Dizer que Bruno tem que ser convocado para a seleção é um afronto aos bons goleiros brasileiros. Ele é no máximo mediano.


Vitória – Uma tremenda burrice mandar o Carpegiani embora. Erro dos grandes dos diretores rubro-negros. Para amenizar contratou a melhor opção do mercado. Wágner Mancini conhece o grupo e é bom técnico. Mesmo em queda livre aposto na recuperação do Vitória. Sul-Americana.


Santos – Luxemburgo chegou e de nada adiantou. O Santos continua no mesmo marasmo. Ganha uma e perde outra. Sem sequencia não há como querer chegar longe. Emerson chega para ser titular. Só falta alguém para fazer gols. Kleber Pereira não é o mesmo de antes. Sabe-se lá por que...


Atlético – PR – Quatro vitórias consecutivas animaram os torcedores da Arena da Baixada. Paulo Baier está fazendo la o que não fez no Sport: jogando bem. Antônio Lopes ressucitou o time e de questionado passou a ser ídolo. Cuidado delegado, o futebol é assim, quando você menos espera cai de rendimento. É candidato a rebaixar.


Cruzeiro – Até agora não sei porque o Cruzeiro está tão embaixo na tabela. Não é possível que uma ressaca dure tanto tempo. Desde que o time mineiro perdeu a final para o Estudiantes – Arg não engrenou mais. Parece até outro Cruzeiro. Não vai cair mas se não reagir vai ficar eternamente no meio da tabela. É pouco para o time que tem.


Botafogo – Já foi lanterna, mas contratou bem e está em ascenção. Contratou o bom Estevam Soares que pode dar um padrão tático melhor ao Botafogo. Vai ficar por aí mesmo, no meio da tabela, mas não vai cair


Coritiba – Do meio pra frente é um time ótimo. A dupla Paraíba é o ponto forte do time. Pedro Ken está voltando à forma e quando Ariel voltar o time vai melhorar e muito. Ney Franco estreou com uma vitória convincente contra o Fluminense e tem tudo para melhorar ainda mais o retrospecto. Arrumou o time que joga no 4-5-1 agora. Não cai e belisca uma vaga na Sul-Americana.


Santo André – Candidato forte ao rebaixamento. Time fraco, Marcelinho machucado, Nunes não faz mais gols. Complicou pro Ramalhão. Lutará para não cair mas não vai conseguir. Segundona ano que vem.


Náutico – Dentre os que estão no Z-4 é o com mais chances de ficar na Série A ano que vem. A dupla de ataque é boa e só. A questão é: Conseguirão Gilmar e Carlinhos Bala deixar o Náutico na primeira ano que vem?


Fluminense – Time fraquíssimo. Wellington Monteiro é horrível. Nas laterais atuam fantasmas e no gol está a briga pra quem falha mais: Fernando Henrique ou Ricardo Berna? Conca e Kieza são os que salvam no Flu 2009. O resto está afundando o tricolor. 2ª em 2010. Podem anotar.


Sport – Outro time de ressaca. Após a eliminação para o Palmeiras na Libertadores nunca mais foi o mesmo. Péricles Chamusca chegou e ainda não conseguiu vitórias. Terminou o turno com os mesmos 13 pontos que o América-RN em 2007, que fez a pior campanha de um time na era pontos corridos. Candidato fortíssimo ao rebaixamento.

Reabilitação



Reabilitação. Esta é a palavra de ordem da Seleção brasileira de Basquete. Ausente nas últimas três Olimpíadas, o Brasil inicia um novo ciclo Olímpico no próximo dia 26 quando começa a Copa América de Basquete em San Juan, Porto Rico. O Brasil tem grandes chances de conquistar uma das quatro vagas para o Mundial da Turquia em 2010, mas os jogadores querem mais, Eles creem que podem desbancar a favorita Argentina, já que os Estados Unidos não disputam o torneio por serem atuais campeões Olímpicos e terem vaga garantida no Mundial, e faturar o título continental.


Time pra isso o Brasil tem. A base é boa, o quinteto titular também, porém, ainda faltam peças de reposição. Um exemplo disso é que a seleção não tem um reserva especialista na posição 1 (armador). Como Valtinho não foi convocado por opção do técnico Moncho Monsalve, o único armador do time é Marcelinho Huertas. Duda Machado, Alex ou Leandrinho podem ser deslocados da ala para a armação, mas nenhum tem a perícia de Huertas e Valtinho. O garrafão titular brasileiro é o melhor da competição com Tiago Spliter e Anderson Varejão, só que as opções do banco não são tão confiáveis. JP Batista é forte e bom nos rebotes, o que pesa contra é a pouca mobilidade e o baixo rendimento no arremesso. Olivinha não seria nem convocado se Nenê, Rafael Araújo (Baby), Murilo e Paulão estivessem em condições de jogo.


Todas as esperanças de título são depositadas na dupla brasileira da NBA: Leandrinho e Anderson Varejão. Leandrinho é tido como um dos jogadores mais velozes da competição americana e Anderson Varejão foi eleito o melhor jogador do Super Four – torneio amistoso vencido pelo Brasil e realizado no Rio de Janeiro como preparação para a Copa América.


A única dúvida de Moncho é na ala. Marcelinho Machado seria o titular da posição mas se machucou durante os treinamentos e não pode disputar o Super Four. Com isso Alex ganhou espaço e, segundo o próprio técnico, foi o nome do mini torneio. Marcelinho arremessa bem, mas pouco infiltra e marca mal. Já Alex é o melhor marcador da seleção, é rápido e chama a responsabilidade nos momentos difíceis. Eu ficaria com Alex.


Uma coisa é certa: esse é o melhor grupo desde a época de Oscar, Marcel e cia. Não tão bom quanto, mas que pode representar bem nosso país. É fato que essa seleção não alçará voos tão altos como os de épocas passadas, mas uma escala em Londres 2012 deixa de ser um sonho e passa a ser realidade.


Confira a lista de convocados:
Armadores

Marcelinho Huertas - sem clube
Duda - Flamengo

Alas
Leandrinho - Phoenix Suns
Alex Garcia - Universo/BRB
Marcelinho Machado - Flamengo
Guilherme Giovannoni - Virtus Bologna (Itália)
Jonathan Tavernari - BYU (Estados Unidos)
Diego - Pinheiros

Pivôs
Tiago Splitter - Caja Laboral Baskonia (Espanha)
Anderson Varejão - Cleveland Cavaliers
JP Batista - Le Mans (França)
Olivinha - Pinheiros



Time Base: